O adestramento em domicílio é um auxílio à terapia comportamental do pet. É importante reforçar que, ao contrário do que muitas pessoas possam imaginar, o adestramento não deixará o animal “robotizado”. Além de eliminar ou minimizar comportamentos indesejados, o treinamento ajuda a melhorar o relacionamento entre donos e animais.
A partir dos ensinamentos dos comandos, por exemplo, animais passam a compreender melhor o que os donos esperam deles, assim como os proprietários começam a se comunicar melhor com os bichos e o elo entre os dois ficará ainda mais próximo.
Além de ser um ótimo estímulo físico e mental para os animais, o adestramento também previne problemas comportamentais, como xixi fora do lugar, latidos em excesso, problemas durante o passeio etc.
Sempre que possível, o dono deve acompanhar as aulas e, assim, participar efetivamente do processo de adestramento. É fundamental que o proprietário e a família sigam à risca as orientações do adestrador, pois o trabalho em conjunto vai ser benéfico para todos: as pessoas da casa ficarão menos estressadas, enquanto o animal estará mais próximo da família e muito mais feliz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário